1.
A alternativa em que o plural dos nomes compostos está empregado
corretamente é:
a) pé de moleques,
beija-flores, obras-primas, navios-escolas
b) pés de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas
c) pés de moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola
d) pé de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola
e) pés de moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas
b) pés de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas
c) pés de moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola
d) pé de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola
e) pés de moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas
2.
Atribua V ou F para as seguintes orações, considerando o emprego
correto dos substantivos compostos:
a – Ele gosta de
amores-perfeitos e cultiva-os. ( )
b – Há muitos beijas-flores na varanda da casa. ( )
c – As saias-balão compuseram a moda antiga. ( )
d – Na próxima semana haverá reunião dos vice-diretores. ( )
e - As aulas de física serão ministradas nas segundas-feiras. ( )
b – Há muitos beijas-flores na varanda da casa. ( )
c – As saias-balão compuseram a moda antiga. ( )
d – Na próxima semana haverá reunião dos vice-diretores. ( )
e - As aulas de física serão ministradas nas segundas-feiras. ( )
3.
Encontram-se a seguir alguns fragmentos poéticos. Analise-os
respondendo ao que se pede:
Nem em pé-d’água
Em pé-de-atleta
Em pé-de-cabra
Em pé-de-boi ou pé-de-galinha
Em pé-de-meia
Ou pé de moleque
Não entra o sapatinho vermelho-sangue
[...]
Em pé-de-atleta
Em pé-de-cabra
Em pé-de-boi ou pé-de-galinha
Em pé-de-meia
Ou pé de moleque
Não entra o sapatinho vermelho-sangue
[...]
a – Como podemos perceber, no
poema encontra-se uma série de palavras cuja composição se dá em torno da
palavra pé. Como essas palavras se classificam?
b- Aponte como atribuiríamos o plural para as mesmas.
4.
De modo a adequá-las de acordo com a variedade padrão da
linguagem, observe a orações, tendo em vista o plural composto dos termos em
evidência:
a – O garoto tem cabelos castanho-claro e olhos verde-escuro.
b – Aqui, todos serão bem-vindo.
c - Dominar o alfabeto dos surdo-mudo está entre as competências que norteiam os educadores.
d – Os vestidos são azul-marinho.
b – Aqui, todos serão bem-vindo.
c - Dominar o alfabeto dos surdo-mudo está entre as competências que norteiam os educadores.
d – Os vestidos são azul-marinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário