Blog da EEFM Poeta Patativa do Assaré
segunda-feira, 28 de maio de 2018
ATIVIDADE DE LITERATURA - TRABALHO SOBRE A OBRA MACUNAÍMA
EXERCÍCIOS SOBRE A OBRA MACUNAÍMA DE MÁRIO DE ANDRADE
“Macunaíma” é fruto do conhecimento reunido por Mario de Andrade acerca das lendas e mitos indígenas e folclóricos. Dessa forma, pode-se dizer que a obra é uma rapsódia, que é uma palavra que vem do grego e designa uma obra literária que condensa todas as tradições orais e folclóricas de um povo.
O enredo dessa rapsódia pode tornar-se confuso ao leitor acostumado ao pacto de verossimilhança realista. Por exemplo, é necessário aceitar o fato de o protagonista morrer duas vezes no romance; ou, então, que Macunaíma, em uma fuga, possa estar em Manaus e, algumas linhas depois, aparecer na Argentina; ou ainda o fato de o herói encontrar uma poça que embranquece quem nela se banha.
A verossimilhança em questão é surrealista e deve ser lida de forma simbólica. A cena em que Macunaíma e seus dois irmãos se banham na água que embranquece pode ser entendida como o símbolo das três etnias que formaram o Brasil: o branco, vindo da Europa; o negro, trazido como escravo da África; e o índio nativo.
Nessa cena, Macunaíma é o primeiro a se banhar e torna-se loiro. Jiguê é o segundo, e como a água já estava “suja” do negrume do herói, fica com a cor de bronze (índio); por último, Manaape, que simboliza o negro, só embranquece a palma das mãos e a sola dos pés. O livro faz parte da primeira fase modernista – a fase heroica. A influência das vanguardas europeias é visível em várias técnicas inovadoras de linguagem que a obra apresenta. Por isso, “Macunaíma” pode oferecer algumas dificuldades ao leitor desavisado.
Leia os capítulos de resumo da obra Macunaíma: o herói sem nenhum caráter no site abaixo e responda às questões propostas a seguir:
https://resumoporcapitulo.com.br/macunaima/
01. No capítulo 1, são explorados aspectos da infãncia do herói. Escreva sobre sua relação com as mulheres e os homens.
02. Ainda no capítulo 1, Macuníma sofre sua primeira transformação. Explique de que forma isso se deu e sua relação com a personagem Sofará.
03. No capítulo 2, Macunaíma encontra-se com uma figura folclórica lendária chamada Curupira. Conte o episódio ocorrido entre os dois.
04. Leia o reumo do capítulo 3 e fale sobre os fatos mais importantes para a narrtaiva, envolvendo o grande amor de Macunaíma, a personagem Ci, e seu filho.
05. O capítulo 5 fala sobre a grande transformação de Macunaíma. Conte em poucas palavras o que aconteceu.
06. Macunaíma tenta, por vezes recuperar a sua pedra da sorte, o muiraquitã, que fo roubada pelo gigante. Conte através da leitura do resumo do capitulo 6, como ele usou de disfarces para conseguir o que tanto desejava.
07. O capítulo 14 nos apresenta o grande feito de Macunaíma: venceu o gigante Venceslau Pietro Pietra. Conte, resumidamente, como isso aconteceu.
08. Leia o capítulo 17 e escreva sobre a transformação de Macunaíma na estrela Ursa Maior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário